sábado, 24 de janeiro de 2015

O Sol pode emitir ondas mais quentes que ele mesmo

Olá pessoal! Nessa postagem iremos falar de uma curiosidade sobre o nosso astro-rei, o Sol, e sua incrível capacidade de emitir ondas de calor mais quentes que ele mesmo!

De acordo com as leis da termodinâmica, o calor viaja sempre do corpo mais quente para o corpo mais frio. É isso que te faz ficar pertinho do fogão aproveitando o calor em dias frios. É uma lei universal. Ou quase. Ao que tudo indica, o Sol consegue emitir ondas de calor mais quentes do que ele mesmo. 


A superfície da estrela tem, em média, 5500° Celsius de temperatura. Já a camada que fica a centenas de quilômetros do Sol, conhecida como “corona”, tem uma temperatura média de um milhão de graus Celsius. Segundo a física, a fonte de calor (o Sol) deveria ser mais quente do que sua emissão. Até agora, este é o único caso do fenômeno conhecido no Universo. 

Esse Tal de Sol é danado mesmo!

Gostaram da postagem e querem ficar sabendo de primeira mão das novidades no nosso blog? Curtam a página Quintal Da Física

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Você acha que as armas mais fortes do universo são as nucleares? Você está enganado, nada supera as forças da natureza!

Galera, realmente as armas nucleares são devastadoras, muito fortes mesmo, mas um fenômeno natural pode causar um estrago em massa maior que todas as armas nucleares juntas!
Em 10 minutos um furacão produz mais energia do que todas as armas nucleares juntas! 
Isso mesmo, quando vemos nas manchetes que um furacão atingiu uma cidade, ou um país, não passam-se mais que alguns minutos (ainda bem!), e causam todos os estragos que vemos.
Então,  por via das dúvidas,  se você ver um furacão,  corra,  agora corra bem depressa,  e nem pense em parar para tirar uma selfie!

Gostaram da matéria, e querem ficar sabendo de muito mais? Curtam nossa página no Facebook: Quintal Da Física

domingo, 18 de janeiro de 2015

Maiores físicos de todos os tempos: Galileu Galilei

Olá pessoal, seguindo o nosso post "Maiores Físicos de Todos Os Tempos", iremos hoje falar sobre ele, considerado o pai da ciência moderna: Galileu Galilei.
Galileu Galilei foi um físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano. Desenvolveu os primeiros
estudos do movimento uniformemente acelerado (aquele que você quebrava a cabeça para resolver na escola),  e do movimento do pêndulo. Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia, idéias precursoras da mecânica newtoniana. Melhorou significativamente o telescópio refrator e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vénus, quatro dos satélites de Júpiter, os anéis de Saturno, as estrelas da Via Láctea. Defendeu o heliocentrismo. O físico desenvolveu ainda instrumentos como a balança hidrostática, um tipo de compasso geométrico que permitia medir ângulos e áreas, o termômetro de Galileu e o precursor do relógio de pêndulo. Devido a tudo isto Galileu é considerado como o "pai da ciência moderna". Depois de tantas descobertas e contribuições importantes, ninguém mais merecido como ele para receber esta consideração.

Se gostaram da nossa matéria, e quiserem continuar acompanhando nossas postagens de primeira mão, curtam nossa página no Facebook: Quintal Da Física

Até a próxima galera!

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Maiores físicos de todos os tempos: Albert Einstein

Isso mesmo! Vamos começar falando do maior físico de todos os tempos! Confira um pouco mais sobre ele lendo o nosso post abaixo:



Albert Einstein nasceu em 14 de março de 1879, na cidade de Ulm, Württemberg, Alemanha. É conhecido especialmente por sua teoria da relatividade, que expôs pela primeira vez quando tinha apenas 26 anos de idade.
A teoria da relatividade de Einstein revolucionou o pensamento científico, com suas concepções novas sobre o tempo, o espaço, a massa, o movimento e a gravitação.


Como Tudo Começou


Tudo o que Einstein conquistou deve-se à curiosidade despertada ao observar uma "simples" bússola. Quando tinha cinco anos de idade, seu pai mostrou-lhe o objeto. O menino ficou profundamente impressionado com o comportamento misterioso da agulha magnética que se mantinha voltada para a mesma direção por mais que se fizesse girar a bússola, isso levou-o a estudar como as coisas "acontecem".
Em um dos seus trabalhos, Einstein sugeriu que a luz poderia ser concebida como uma corrente formada de partículas ínfimas, às quais deu o nome de quanta. Essa ideia passou a constituir uma parte importante da teoria quântica. Antes de Einstein, cientistas já tinham descoberto que um feixe luminoso brilhante, incidindo sobre um metal, levava-o a emitir elétrons, que poderiam transformar-se numa corrente elétrica. Mas os cientistas não podiam explicar o fenômeno, a que tinham dado o nome de efeito fotelétrico. Einstein, entretanto, explicou esse efeito, baseando-se na sua teoria quântica. Mostrou que, quando os quanta de energia luminosa atingem átomos de um metal, forçam-no a desprender elétrons

E aí, gostaram? fiquem ligados que nosso artigo sobre os maiores físicos está apenas começando. Curtam nossa página do Facebook: Quintal Da Física